IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Wearable: A Roupa do Futuro

8 de novembro de 2016

alessandro-colombo

Alessandro Colombo, diretor do IED Firenze, está no Brasil para debater sobre o tema

·

Se traduzirmos a palavra wearable, o significado literal seria roupas com tecnologia de vestir. A conexão entre moda e tecnologia é o tema que trouxe o diretor do IED Firenze, Alessandro Colombo, ao Brasil.

Em palestra exclusiva aos alunos de pós-graduação dos cursos Fashion Marketing and Communication e Design de Interação do IED SP, Alessandro mostrou cases de sucesso de marcas que já introduziram o conceito wearable nos seus produtos e como é feito o processo de inovação na Europa.

O diretor explicou a importância da união do high craftsmanship com o high technology. A região da Toscana na Itália é conhecida mundialmente pela alta qualidade no artesanato e as grandes marcas italianas sabem valorizar o Made in Italy através da tecnologia. Franca Sozzani, diretora da Vogue Itália, foi responsável pela mostra em Milão chamada Crafting The Future, Storie di Artigianalità e Tradizione que demonstra o quanto é importante manter a excelência italiana no novo sistema de moda. O termo new craft também foi introduzindo na Milano Design Week de 2016.

Toda esta introdução feita por Colombo demonstra que um produto tradicional unido a tecnologia é o futuro. Por enquanto, as marcas que investem em roupas inteligentes ainda comunicam para públicos específicos como nos segmentos de moda esportiva ou de luxo. A Bulgari faz o uso de design, tradição e tecnologia em seus relógios. A Ermenegildo Zegna já cria há 20 anos peças wearable, mas poucos sabem.

alessandro-colombo2

·

Para implementar roupas inteligentes como economia de negócios, Alessandro considera três aspectos:

.Qual peça seria útil?

.Que tipo de produtos queremos vestir?

.Onde vamos usá-lo?

·

Esta tecnologia na moda só vai aumentar à medida em que o consumidor entenda seus benefícios. Até lá, as marcas precisam entender os três aspectos mencionados por Alessandro. Cabe aos profissionais de design e marketing comprarem esta ideia.

Este e outros temas contemporâneos que visam a transdisciplinaridade são discutidos constantemente nas turmas do IED SP.

Matrículas abertas para os cursos de pós-graduação. Venha fazer parte!

Confira os planos de estudos: http://iedm.io/Pos-Grd


Carina Costa
é pós-graduanda em Fashion Marketing and Communication pelo IED São Paulo. É coordenadora de marketing atuando no mercado de moda activewear internacional, editora de conteúdo e criadora do carinacosta.com.br. Instagram: @carinacostta

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Av. João Luis Alves, 13
Urca
22291-090
+55 21 3683 3786

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID